segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Cerâmica Otomana


Istambul é um lugar excelente para buscar inspiração. Cidade transbordando cultura com museus, prédios históricos, arte milenar, culinária, religião, dança, música etc. respeitados e preservados.

Primeira parada é uma visita ao palácio Topkapi. Lar dos sultões otomanos que valorizavam a arte do império.

O que mais me chamou a atenção foi a cerâmica da cidade de Iznik, na Anatólia, com desenhos delicados de tulipas (símbolo de Deus). Também vi esse estilo de cerâmica nas paredes da Mesquita Azul.

Acredito que essa cerâmica foi inspirada na porcelana trazida da China durante séculos pelos mercadores, através da rota da seda, e aculturados pelos artistas turcos.

Desde a queda de Constantinopla em 1453 até a formação da República Turca em 1923, Iznik era a cidade onde produzia essa cerâmica e os sultões eram os maiores consumidores. Após a queda do Império Otomano o polo artístico passou a ser Kutahya.

Parte do DNA turco com importante conexão histórica eu vejo a cerâmica como sendo muito mais que um simples produto. É algo que gostaria de ter na loja para vender e poder passar esse conteúdo para quem aprecia cultura.

Vou procurar os fabricantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário